Operação da PF investiga possíveis desvios de recursos destinados à pesquisa em MG e no DF

ADPF participa de manifestações nacionais contra a PEC 32 nos dias 19 e 23 de junho
18 de junho de 2021
ADPF confirma 8º Congresso de Delegados com celebração de 45 anos da entidade
6 de outubro de 2021
Exibir tudo

Operação da PF investiga possíveis desvios de recursos destinados à pesquisa em MG e no DF

A Polícia Federal deflagrou a Operação Klopês, na manhã desta terça-feira (21), para apurar o desvio de recursos destinados à pesquisa pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), vinculada à Universidade de Brasília (UnB) e, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cerca de 50 policiais cumprem 11 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e Minas Gerais.

A ação conta com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), que revelou indícios de um possível esquema de desvio de recursos públicos no período de 2015 e 2020. Entre as falhas apontadas pelo relatório da CGU, o uso de diárias para o pagamento de viagens não relacionadas aos projetos, a transferência de valores à conta pessoal de um coordenador, pagamentos em duplicidade à bolsistas e a utilização de recursos para o financiamento de despesas com aquisição de itens supérfluos, bem como para pagamento de aluguel de imóvel de luxo em Brasília.

De acordo com a auditoria, os projetos receberam mais de R$ 10 milhões. Além dos mandados de busca e apreensão, a 10ª Vara Criminal Federal do DF autorizou o sequestro de bens e valores na ordem de R$ 2 milhões. Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, com penas de prisão que podem chegar a 22 anos. O nome Klopês é de origem grega e corresponde ao termo empregado para designar crimes contra o patrimônio.