O Delegado Federal Valdecy Urquiza foi selecionado hoje, dia 25, em Lyon-França, pelo Comitê Executivo da maior organização policial internacional do mundo – Interpol, com 8 votos dos 11 membros, para o cargo de Secretário-Geral.
Em 100 anos de história somente 5 países exerceram o cargo: Alemanha, Áustria, Estados Unidos, França e Reino Unido. O nome será ratificado pelos Países membros da Assembleia-Geral, que ocorrerá em novembro no Reino Unido. O mandato é de 5 anos.
Delegado de Polícia Federal desde 2007, Urquiza é o atual Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e Vice-Presidente da Interpol para as Américas, já tendo ocupado cargo na Diretoria da ADPF.
O Presidente da ADPF Luciano Leiro esteve presente para acompanhar o resultado: “Esse é um feito histórico que enaltece a Polícia Federal e o Brasil em um patamar jamais alcançado. Dr. Urquiza tem todas as qualidades e vasta experiência para exercer um mandato transparente, ético e profícuo.”
O Diretor-Geral da Polícia Federal, Dr. Andrei Rodrigues, o qual se engajou pessoalmente na candidatura, também prestigiou esse grande momento para a Polícia Federal e para o País.
A ADPF.MG parabeniza o Associado e Colega e deseja sucesso na honrosa missão.
Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal em Minas Gerais.