Inscrições abertas para a 7ª edição da Corrida em Apoio pela Polícia Federal em BH, confira!
26 de janeiro de 2024
REUNIÃO COM O PRESIDENTE – LUCIANO LEIRO
18 de abril de 2024
Exibir tudo

Polícia Federal celebra 80 anos em solenidade oficial

A Polícia Federal realizou no dia 03/04, na sede oficial em Brasília, a cerimônia em comemoração aos 80 anos da instituição. Período marcado por diversas transformações pelas quais a corporação tem passado, ano após ano. A solenidade teve como destaque o lançamento da Medalha Comemorativa de 8 décadas da PF. Diversas autoridades marcaram presença, inclusive o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro.

Cunhada em bronze, a medalha comemorativa faz parte de uma parceria entre o Departamento e a Casa da Moeda. Nela, é possível observar as eras de 1944 a 2024, e no verso destaca imagens de ações da PF, acompanhadas do mapa do Brasil e parte da América do Sul, simbolizando a presença da instituição nas fronteiras.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em sua fala, destacou o compromisso da Polícia Federal com a preservação do Estado Democrático de Direito, que tem sido demonstrado pela operação Lesa-Pátria e pela elucidação do caso Marielle Franco e Anderson Gomes, trazendo justiça e transparência para a sociedade.

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, também realizou um discurso de homenagem, destacando toda a trajetória de 80 anos da corporação. Citou algumas conquistas implementadas, como a reformulação dos cursos de formação, a modernização da governança e o compromisso com a transparência. Ele também ressaltou a atenção aos servidores, com projetos de valorização e combate ao assédio.

“Ao completar 8 décadas de história, esta Polícia Federal é hoje uma instituição que combina, de forma única, as qualidades da maturidade e da juventude. Não posso deixar de fazer o registro de que a instituição é respeitada e admirada por muitos. É fruto do trabalho de gerações e gerações que nos antecederam e que nos inspiraram e ensinaram com seus acertos e erros. Obrigado a todos e a todas, agentes, papiloscopistas, escrivães, peritos, delegados, servidores administrativos e colaboradores, vocês são os responsáveis por essa linda história”, destaca.

Quem passou em frente à sede da PF pôde notar uma exposição interativa disponibilizada ao público e servidores, que contou com a participação de todas as diretorias do órgão, com exibição de equipamentos utilizados nas operações, além de itens históricos, fotos e informações sobre o trabalho realizado pela instituição ao longo dos anos.

Compareceram à solenidade o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antônio Amaro dos Santos; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o ministro chefe da Advocacia Geral da União, Jorge Messias; o presidente da Casa da Moeda, Sérgio Perini Rodrigues, o diretor da ADPF/BA, delegado Wal Goulart de Macedo Santana, entre outros.