TJMG, Interpol, PF e MPMG se unem para trabalhar com “Notícias Vermelhas”

6ª EDIÇÃO DA CORRIDA EM APOIO A POLÍCIA FEDERAL NO COMBATE A CORRUPÇÃO REUNIU MAIS DE 3 MIL PESSOAS
3 de abril de 2023
Estadão – Polícia Federal: menos retórica e mais valorização
27 de setembro de 2023
Exibir tudo

TJMG, Interpol, PF e MPMG se unem para trabalhar com “Notícias Vermelhas”

Cooperação visa a ampliar eficiência no cumprimento de mandados de prisão internacionais

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta quinta-feira (13/7), representantes do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Federal para tratar sobre processos de extradição, de tradução e expediente da difusão vermelha, também conhecida como notícia vermelha ou red notice. Na reunião, foram debatidas formas de as instituições cooperarem para agir colaborativamente na execução dos trabalhos.

Também participaram do encontro o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Luís Dresch; o corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Thiago Colnago Cabral; o procurador de justiça da Secretaria de Assuntos Internacionais, Eduardo Soares Machado; a chefe do Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal, delegada Fátima Zulmira Bassalo.

A difusão vermelha ou notícia vermelha (conhecida como red notice) representa a possibilidade de prisão da pessoa que se encontra em país estrangeiro e contra a qual existe mandado de prisão expedido por autoridade brasileira. Também é válida para a prisão daquele ou daquela que, estando em território nacional, possuir a custódia decretada em outro país. A questão é regulamentada pela Instrução Normativa nº 01, de 10 de fevereiro de 2010, da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça.

A red notice, cujo caráter é de um mandado de captura internacional, uma vez emitida pela Organização de Polícia Internacional (Interpol), possibilita a divulgação, entre os Estados-Membros, da existência de mandados de prisão pendentes de cumprimento, culminando com a detenção e extradição do indivíduo. No Brasil, a Difusão Vermelha deve ser solicitada pelo promotor de justiça ao Poder Judiciário, que a encaminhará à respectiva Superintendência da Polícia Federal que, por sua vez, repassará o pedido à Interpol.

“A iniciativa das red notices é de suma importância e, a partir desse encontro, vamos estreitar ainda mais os laços para que possamos desenvolver essas relações com os outros órgãos e fortalecer assim a eficiência da jurisdição, inclusive no caso de agentes fora do país”, disse o presidente do TJMG.

Segundo a delegada da Polícia Federal, Fátima Zulmira Bassalo, o foco da reunião foi aumentar a parceria com a magistratura mineira e divulgar o trabalho que é desenvolvido pela PF, principalmente na busca de foragidos que se encontram no exterior. “Por estarem fora do território nacional, os mandados de prisão para essas pessoas ficam inviabilizados. Nosso objetivo é colocar o trabalho da PF à disposição, capturar esses foragidos e trazê-los para Minas Gerais, para que cumpram as suas penas aqui”, afirmou.

Da mesma forma, o procurador de justiça da Secretaria de Assuntos Internacionais, Eduardo Soares Machado, considerou o encontro muito positivo, principalmente em relação à cooperação entre as instituições. “Vamos estreitar o relacionamento entre Interpol, Polícia Federal, Ministério Público e TJMG para cumprir os mandados de prisão lá fora, por meio das notícias vermelhas. Muitos países reconhecem as red notices da Interpol como base suficiente para proceder prisões, apreensões e encaminhar os condenados para cá. E a ideia é que possamos capacitar juízes, promotores e todos os envolvidos nesse processo”, disse.

@repost:
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial